top of page

Nossa História

Atelie-22.jpg

As melhores coisas estão muito bem guardadas dentro de nós!

Antes de iniciar o Tempo das Escolhas, como costumo designar esta etapa da minha vida, direcionei o meu foco para cursos que pudessem aflorar um pouco mais a minha sensibilidade.  Nessas incursões, ocorreu-me criar uma personagem: uma menininha que eu queria desenhar. E fiquei imaginando essa menina, que teria uns 11 anos, em caixinhas, em cartões, em camisetas, em historinhas...

No imaginário, nasceu Nina Venina!

Quando Nina Venina já estava bem definida em mim, tentei de todas as formas desenhá-la, sem muito sucesso. Nesse ponto, eu estava certa de que procuraria me aperfeiçoar para dar vida à criação. A partir daí a sincronicidade cósmica trabalhou em meu favor.

Durante um curso de Caligrafia Artística, uma colega, a Mariana, indicou-me uma professora de Desenho de Moda para que eu aprendesse a desenhar a sonhada Nina Venina em movimento, como era meu desejo. A mesma colega mostrou-me uma bonequinha que ela havia confeccionado, modelo Tilda, super bonitinha. Nesse dia eu pensei em transformar Nina Venina em uma boneca de pano. Não seria uma Tilda porque na minha mente o estilo seria outro e eu ainda não tinha a menor ideia de como fazer uma boneca de pano!

Comecei a pesquisar sem saber que havia muitos estilos para escolher. Na busca, abriu-se para mim o Universo das Bonecas. Uma descoberta intensa que despertou muitas possibilidades.

Procurei informações sobre cursos e, assistindo a um vídeo com a professora Ilma Bréscia, interessei-me sobre a boneca japonesa que ela ensina a fazer, tendo por foco a qualidade. Outras informações que ela passou me capturaram de pronto.

Para minha alegria, descobri que a professora Ilma Bréscia, na época, morava em Belo Horizonte. Era dezembro e no início de janeiro ela abriria um curso presencial. Na mesma hora me inscrevi.

Fiz o curso com outra aluna, a Márcia, de quem só guardo as melhores lembranças.

A habilidade para costurar eu herdei da minha mãe, que, por profissão, ficava costurando enquanto eu ficava ao lado perguntando muito e fazendo as minhas próprias roupinhas de boneca. Mais tarde eu me aventuraria a fazer alguns retoques em minhas próprias roupas, mas precisei me esforçar muito para conseguir fazer as roupinhas e as bonecas.

Terminado o curso com a Ilma precisei comprar o material e equipamentos. O primeiro item foi a máquina de costura que eu adquiri com a assessoria da minha mãe. Fiz uma lista de uns 30 itens e saí pelo centro da cidade procurando, em diversos estabelecimentos. Com certa dificuldade, confesso!

A boneca já estava tão em meu íntimo que o primeiro molde que adaptei para uma “mocinha de onze anos” já ficou estruturado. Esta primeira Nina Venina eu conservo bem perto do meu posto de trabalho e nas posteriores fiz várias modificações no molde.

Depois do curso da Ilma ainda continuei perseguindo a ideia da criação de uma personagem. Agora seriam a boneca, as caixinhas, os cartões... Enfim, eu ainda precisava aprender a desenhar a boneca em posições de movimento. Fui então para o curso de Desenho de Moda que aquela colega da Caligrafia Artística, a Mariana, havia me indicado. Fiz um curso maravilhoso com a professora Patrícia Mara. De fato, o meu talento não me levou muito longe, mas hoje desenho as roupas que vou criando para todas as bonecas.

Nesse Curso de Desenho de Moda as colegas sabiam que eu fazia bonecas e que estava criando uma personagem. Eu também já sabia que se quisesse criar roupas legais para minha Nina Venina eu precisaria fazer um curso de Modelagem, mas não sabia como adaptá-lo para bonecas. Mais uma vez, uma colega, desta vez desse curso de desenho, me deu a ideia de fazer o curso de modelagem com a professora Núbia. Foi a plena libertação. Professora maravilhosa, generosa, profissional. Fomos, eu e a Márcia (aquela colega do curso da Ilma), fazer o curso, durante uns quatro meses. Depois disso me aventurei em muitos modelitos e venho me aperfeiçoando na costura de roupas de bonecas.

Muitas Ninas Veninas vieram e depois os Ninos, as Ninas-baby, os Ninos-baby, as Ninas-Fuxico, com os quais presenteei parentes e amigos mais próximos.

Hoje as minhas bonecas têm o meu jeito, meus moldes adaptados com os detalhes que fui aprimorando, as técnicas que fui personalizando, mas, na essência, guardam muito da Ilma Bréscia, da Núbia, das aulas virtuais da Eduk (Millyta Vergara, Andrea Malheiros, Vivi Prado e tantas outras excelentes artesãs), da generosidade dos ensinamentos da Dayane Carlson, do Coração de Pano e de muitas outras bonequeiras profissionais, como a Ana Luíza Werneck (RS) e a Eliane Castelan (SC), das quais adquiri lindos projetos que me inspiram nas criações. Com elas aprendi que existe o verbo “bonecar”, o termo “bonecaria”, e que eu me transformei em uma “bonequeira”.

É um outro Universo, e dos mais envolventes.

As nossas propostas, no ateliê, são a confecção de bonecas de pano sob encomenda, a revitalização de bonecas afetivas e ensinar um pouco do que estamos sempre aprendendo. Para esta última proposta, ofereceremos cursos e oficinas nos quais forneceremos para as alunas e alunos o material necessário, em pequenas quantidades, para que possam experenciar a arte de fazer bonecos. O nosso ateliê tem a proposta de ser pequeno e personalizado.

Nos melhores dias da vida há sempre uma boneca de pano sendo confeccionada!

bottom of page